sexta-feira, 13 de março de 2015

Como as histórias se espalharam pelo mundo?


                                                         "Raro é o sonho que começa e acaba na mesma noite. 
A verdade não está num só, mas em muitos sonhos." 
 (Provérbio Africano)




Bom dia, pessoal!


Ontem, em pleno dia do bibliotecário iniciamos mais uma ação especial em parceria com a Associação Aquarela: Recebemos um grupo de 30 crianças da associação em nossa mediação da semana, e nessa primeira atividade apresentamos o livro: Como as histórias se espalharam pelo mundo, do autor Rogério Andrade Barbosa e da Ilustradora Graça Lima.
O fio condutor desta história é um ratinho, que tudo ouve e tudo vê. Ele observa as múltiplas faces dos diversos grupos humanos que habitam o continente africano, em suas atividades cotidianas. Pelo olhar atento desse ratinho, os costumes, a religiosidade, as atividades econômicas, as histórias e o universo cultural de diferentes povos vão sendo mostrados.

Essa história foi escolhida por introduzir o tema da literatura africana no universo infantil, trazendo um panorama geral da cultura e dos hábitos dos povos africanos, dando o ponta pé inicial para as demais leituras a ser realizada em parceria com a Associação.
Foi uma tarde encantadora e que ampliou debates sobre a nossa cultura e o conhecimento sobre o continente Africano, seus povos e costumes e como as histórias chegaram até o outro lado do mundo!
Semanalmente iremos receber grupos de crianças e educadores da associação para as mediações de leitura. Abordando um tema específico, iremos apresentar sugestões de leitura intercalando com músicas e até filmes sobre o tema e também, incentivá-los á apresentar novas histórias, contadas por alguém ou inventadas por eles!
Agradecemos imensamente a parceria com a Associação Aquarela, que acreditamos ser uma potente forma de ampliar ações a favor do hábito da leitura e das práticas artísticas e culturais.
Vejam um pouquinho como foi o nosso dia:















Mediações de leitura na Brechoteca - Biblioteca Popular 
Quando? Todas ás quintas-feiras.
Que horas? 14 horas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário